Como
funciona o alternador do carro? E quais são seus principais componentes?
O Alternador Automotivo é um gerador
de corrente elétrica e é o componente principal para recarregar a bateria, e
alimentar todos os equipamentos eletrônicos do carro, seja injeção eletrônica,
sistema de ignição etc. Este componente transforma energia mecânica em
elétrica. O Alternador é movido por uma correia e necessita de uma rotação X
(variando de modelo para modelo) para o mesmo começar a gerar eletricidade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQXEp7jzzjc3QGyr6czpm3PzkeQLeT41DwmkJbiMcpZ_UIb3d1nTNSP7rzbWt3mh6Sbq-JePyttQprZqZ2-ij98GMqc-5R_QSTt6U8Q5zna7SkG6-O2PagZJqtmFg91qH1kdQvoQGQelc/s200/estator.jpg)
Confira os
principais componentes do alternador:
ESTATOR: Essa peça tem como
função criar a corrente elétrica. O estator é a junção, ou união de um conjunto
de bobinas isoladas entre si que são fixadas em um conjunto de laminas de aço.
Mas para que esse componente gere a energia é necessário um campo magnético que
é produzido pelo rotor.
Geralmente quando um alternador para de carregar as baterias o defeito
pode está nos estatores provocados por curtos-circuitos entre as bobinas e as
laminas de aço o que impede o mesmo de gerar energia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfz8mf_pU-5rKG2ZsiHMRKewILNfGgnuQnHQizllvd0HgOKdToDiteDNz2qEMgi34chNuNVeJV6CxZplFq2HdhmVsmqp-9dCn8UsH-DbvFaa6tZJYouch7JzwdTvYRXFa0LuCrEle7YsU/s1600/rotor.jpg)
O problema comum desse equipamento
ocorre quando o mesmo encontra-se em curto-circuito entre os fios da bobina, o
que provoca a diminuição ou até
mesmo a a ausência total da capacidade de gerar corrente elétrica.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQcTt-DMdg-T3We_b6c9f7zltOnmJkV0sO-Ao1KhT6hAtlpZS-kSLt3fycI_fZLemsHRZwFn_6dvBtkeoLSkq2Ff34ngbY2JMFZ_YVed7DCLCgYkzRbPEL0QD-j_Rl3idz3Pn1DLHKR8w/s1600/placa.jpg)
O defeito mais comum que ocorre nessa
placa é a queima dos diodos, o que acaba atrapalhando o funcionamento do
conjunto. Esse componente é que liga a luz do painel quando está com problema.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhX6Zy-NmkgFKfeAFrmBMF8P5ZU87Cm7ENpllR6PityGCOWoITHSPatmdVMddhDYSn5hrso-YK6dBB2hQ_6YISCFbRhS_vFLARGl6BYDhRQM_hTdbxfP4sqUXwNySj2hArTu4C6k8-G7mM/s1600/regulador.jpg)
O problema mais encontrado neste
componentes é o gasto com o tempo das escovas o que acaba prejudicando ou mesmo
parando o funcionamento do alternador.
ROLAMENTOS: Os rolamentos
tem a função de facilitar a rotação do rotor diminuindo o atrito e geralmente
são encontrados dois rolamentos um em cada ponta do Rotor.
Como é comum em todos os rolamentos
utilizados nos veículos, com o tempo ele pode trazer ruídos ou mesmo travar. A
única solução é a substituição dos rolamentos defeituosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário