quarta-feira, 18 de abril de 2012

Como funciona o alternador do carro? E quais são seus principais componentes?



Como funciona o alternador do carro? E quais são seus principais componentes?


O Alternador Automotivo é um gerador de corrente elétrica e é o componente principal para recarregar a bateria, e alimentar todos os equipamentos eletrônicos do carro, seja injeção eletrônica, sistema de ignição etc. Este componente transforma energia mecânica em elétrica. O Alternador é movido por uma correia e necessita de uma rotação X (variando de modelo para modelo) para o mesmo começar a gerar eletricidade.







Confira os principais componentes do alternador:
ESTATOR: Essa peça tem como função criar a corrente elétrica. O estator é a junção, ou união de um conjunto de bobinas isoladas entre si que são fixadas em um conjunto de laminas de aço. Mas para que esse componente gere a energia é necessário um campo magnético que é produzido pelo rotor.
Geralmente quando um alternador para de carregar as baterias o defeito pode está nos estatores provocados por curtos-circuitos entre as bobinas e as laminas de aço o que impede o mesmo de gerar energia.
ROTOR: Como apontado acima, essa é a peça que cria o campo magnético que faz o estator gerar a produção de corrente elétrica. Ele é formado por um eixo de aço com um bobina enrolada no seu interior, sendo que a quantidade de fios de cobre desta bobina aumenta ou diminui de acordo com a capacidade que este alternador tem de gerar energia.
O problema comum desse equipamento ocorre quando o mesmo encontra-se em curto-circuito entre os fios da bobina, o que provoca a diminuição ou até mesmo a a ausência total da capacidade de gerar corrente elétrica.
PLACA RETIFICADORA: Está placa ou placa de diodos é a responsável por transformar a corrente gerada pelo alternador em corrente continua usada para carregar a bateria e alimentar os outros componentes do carro.
O defeito mais comum que ocorre nessa placa é a queima dos diodos, o que acaba atrapalhando o funcionamento do conjunto. Esse componente é que liga a luz do painel quando está com problema.



REGULADOR DE TENSÃO: Esse aparelho é responsável por proteger os componentes que utilizam a energia gerada pelo alternador, fazendo isso por controlar a tensão da energia gerada em qualquer rotação do motor, com isso não deixa que haja picos de corrente elétrica. Outra função dele é evitar que a bateria do carro fique sobrecarregada.
O problema mais encontrado neste componentes é o gasto com o tempo das escovas o que acaba prejudicando ou mesmo parando o funcionamento do alternador.
ROLAMENTOS: Os rolamentos tem a função de facilitar a rotação do rotor diminuindo o atrito e geralmente são encontrados dois rolamentos um em cada ponta do Rotor.
Como é comum em todos os rolamentos utilizados nos veículos, com o tempo ele pode trazer ruídos ou mesmo travar. A única solução é a substituição dos rolamentos defeituosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário